quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

OUR NUTRITION GUIDE #12

Bebidas vegetais: a alternativa "in" ao leite de vaca

De soja, arroz, aveia, espelta, millet, quinoa, amêndoa, linhaça, côco,... entre outros!

Hoje em dia as alternativas vegetais ao leite são cada vez mais, e na minha opinião o único senão que têm é mesmo o preço, já que estão carregados de vantagens nutricionais, e cada vez mais a teoria do "leite é um alimento completo" cai por terra!

O leite de vaca está entre os alimentos mais consumidos, mas o que muita gente não sabe é que a reação às suas proteínas pode provocar a intolerância à lactose, até mesmo em pequena escala. Diarréia, dores abdominais, cólicas, refluxo, reações alérgicas na pele e até mesmo dificuldade em perder peso são alguns dos sintomas da alergia. Por mais pequena que seja, qualquer reação à proteína do leite pode dificultar a absorção de nutrientes e a digestão.

As bebidas vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem decide diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do seu diário alimentar. E se a sua preocupação é vir a sofrer por falta de nutrientes, pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.

As qualidades nutricionais são inquestionáveis. Os grãos em geral (arroz, aveia, millet...etc) contêm zinco, fundamental para as defesas do organismo, fibras que regularizam o transito intestinal e que atuam no controle do colesterol. As sementes e frutos secos (linhaça, abóbora, amêndoa, entre outras) destacam-se por serem fontes de proteínas vegetais e pelo conteúdo de gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como "gorduras boas".

Completando, possuem uma rápida absorção de nutrientes e função antioxidante, que proporcionam a sensação de saciedade e energia ao corpo.
Uma maneira de obter estas bebidas por um preço mais razoável é pesquisar receitas e ir testado em casa até acertar no sabor. Estas bebidas vegetais podem ser bebidas puras ou adoçadas com melaço, açúcar mascavo, etc.


Experimente, a sua saúde agradece!

Nutricionista M. Carolina Santo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...