quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OUR DAYS - O tempo

O tempo hoje em dia é o nosso bem mais precioso. E se é verdade que temos que trabalhar e que nos dedicar a um sem número de tarefas diariamente (levar e buscar filhos à escola e atividades, compras, preparar pequenos-almoços, lanches e jantares, preparar roupa, ter tudo organizado em casa, ...) também é verdade que precisamos de guardar um bocadinho deste tempo (ainda que seja pouco) para as coisas que mais gostamos e nos fazem felizes.

Quando se tem o primeiro filho de repente parece que o tempo encolhe e de facto passamos a ter muito mais coisas para fazer no mesmo número de horas. E depois quando temos o segundo e depois o terceiro volta a encolher mais duas vezes. Mas neste momento em que tenho os meninos com 9, 7 e 2 anos acho que o mais difícil mesmo é quando aparecem os trabalhos de casa a sério (sobretudo agora que já são de dois).

Gerir o tempo é algo cada vez mais difícil, pelo menos para mim. Sempre que estou a fazer uma coisa, lembro-me das outras dez que devia estar a fazer em vez. É muito fácil estar nas compras (de supermercado) a pensar que ainda há uma festa de um amigo para confirmar, um trabalho de casa em atraso, o jantar para fazer e por aí fora. Mas quando estamos a fazer alguma coisa cujo benefício direto não é da família mas sim é nosso, ainda é mais difícil evitar estes pensamentos. No entanto não há outra forma de o fazer senão tentar distribuir o tempo o melhor que se consegue entre todas as vertentes da nossa vida.

O esforço que temos que fazer é grande, muitas vezes até enorme mas no fim do dia quem ganha sempre é a família. E é assim que dou por mim a conseguir ir ao ginásio à hora de almoço três ou quatro vezes por semana (dependendo da agenda da semana), a ir arranjar as mãos, fazer uns almoços mais descontraídos, a ler umas páginas de um livro e a ver as minhas series preferidas.

Alguns dos truques que uso para "tirar" o mínimo de tempo possível da família são:

- ir ao ginásio à hora de almoço
- arranjar as mãos geralmente ao sábado à hora das sestas (ou às vezes durante a semana já depois do jantar)
- aproveitar quando estão a dormir para avançar algo que seja necessário em casa, ler umas páginas de um livro ou ver um episódio da serie do momento
- fazer compras online o máximo possível (tanto de supermercado como de outros bens necessários)
- ver na televisão ou ler só aquilo que acho que vale mesmo a pena (de forma a vermos o tempo que estamos a usar como um "investimento" e não como um "gasto").

E nos últimos dias do ano que passou e nos primeiros deste ano consegui ver as últimas seasons de duas das minhas series preferidas - Homeland e Downton Abbey. Duas series excelentes que valem mesmo a pena o investimento de tempo!






Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...