quarta-feira, 17 de junho de 2015

OUR RECIPES - BOLO CHOCOLATE

Num dos últimos domingos convidámos a mana, o D. e os meninos para almoçarem lá em casa. O objectivo foi pôr a conversa em dia e saber as novidades das primeiras semanas do D. em Londres!

Adoro preparar pratos de forno e desta vez, foi o que escolhi. Fiz um peixe gratinado com gambas, que lá em casa é um sucesso. Para sobremesa, aproveitei para experimentar uma receita de bolo de chocolate que já estava em lista de espera há algum tempo.

Desta vez, a escolhida foi um bolo húmido de chocolate do livro da Lorraine Pascale. Foi um dos últimos livros de culinária que recebi e ainda não tinha tido oportunidade de experimentar nenhuma receita.

A cobertura do bolo foi feita à pressa (em vez da manteiga estar amolecida - à temperatura ambiente - derreti no microondas) e não ficou exactamente como era suposto, mas o sabor estava excelente e o bolo foi um sucesso :)

Outra das vantagens deste bolo é que não tem glúten... a farinha é substituída por amêndoa ralada.

Ingredientes:

165g manteiga
180g chocolate preto (mínimo 70% de cacau) 
6 ovos separados
130g açúcar refinado
130g de amêndoa moída

Para a cobertura:
150g de chocolate preto
300g manteiga amolecida
225g de açúcar em pó

Aqueça previamente o forno a 170º. Forre a forma com papel vegetal (usei uma forma de silicone e não forrei).

Derreta a manteiga em lume brando num tacho médio. Retire do lume, acrescente o chocolate ralado e deixe derreter (derreti tudo em conjunto).

Numa tigela grande, bata as gemas até terem duplicado (usei a batedeira). Depois, acrescente lentamente o açúcar refinado, batendo bem. Assim que a mistura estiver leve e com espuma, junte o chocolate e envolva com uma espátula de plástico ou uma colher de pau.

Coloque as claras dos ovos numa tigela grande e bata-as até começarem a ficar opacas. Depois sem parar de bater junte gradualmente o restante açúcar. Envolva as claras na mistura de chocolate com uma espátula de plástico e junte a amêndoa moída.

Deite a mistura na forma já preparada e leve ao forno, colocando-a na prateleira do meio, entre 30 a 40 minutos, ou até o bolo estar cozinhado mas um pouco mole no centro.

Entretanto, para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria numa tigela resistente ao calor, tendo o cuidado de não deixar que a base do recipiente toque na água. Se preferir derreta o chocolate no micro-ondas, mexendo bem a intervalos de 30 segundos. Assim que o chocolate estiver derretido, reserve para arrefecer um pouco. Bata a manteiga com o açúcar em pó numa tigela até estar leve e fofa, depois junte-lhe o chocolate já arrefecido mas ainda derretido. Reserve.

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer completamente na forma. Uma vez frio, volte o bolo para um prato. Não se preocupe se descair um pouco no meio. Barre-o no cimo e nos lados com a cobertura de chocolate e sirva imediatamente.

O cakestand da Bordallo Pinheiro para a MorethanCookies passou a ser um dos meus preferidos e tem um lugar muito especial no meu coração por isso sempre que tenho uma oportunidade não hesito na escolha :)





Apesar dos meninos andarem no mesmo colégio, acabam por não estar juntos tanto como gostaríamos. Principalmente o Afonso e o Manel que já estão "na escola dos crescidos" e portanto já é raro verem os primos. O António e o Francisco estão o dia todo juntos porque de momento estão na mesma sala... o que é o máximo!

Quando juntamos os 5 como não podia deixar de ser é uma excitação... 5 meninos todos com idades muito próximas! Enquanto o Francisco e o António não andavam ainda era mais calmo, mas agora com os mais pequeninos a correrem atrás dos mais crescidos... é um verdadeiro desafio :)
Mas é tão bom vê-los todos a brincar e a serem felizes!

Mónica




Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...